Viviane Buck

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Viviane Buck

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E-mail: vivianebuck@hotmail.com
Linkedin: www.linkedin.com/in/vivianebuck

Recursos Humanos

Síntese das Qualificações
• Experiência de mais de 18 anos na área de Recursos Humanos, em empresas nacionais e multinacionais de pequeno a grande porte, e em liderança de projetos e equipes
• Vivência em Recursos Humanos e seus subsistemas
• Experiência em implantação de políticas de DHO em empresa startup e em expansão
• Experiência em equipes de Talent Acquisition, Mapeamento, Hunting, e Entrevista por Competências
• Seleção e Recrutamento com perfis diferenciados: em TI, Engenharia,Finanças, RH, Executivos, Administrativos e Operacionais;
• Recrutamento e seleção de profissionais SAP (diversos módulos), Multiplataforma (.Net, Java, Oracle , PL/SQL etc), Infraestrutura (Suporte e Redes );
• Vivência na condução e coordenação das atividades pertinentes a área de T&D como levantamento de necessidades de treinamento, planejamento, avaliação, logística, acompanhamento e mensuração dos resultados através de indicadores
• Sólida experiência na construção e desenvolvimento de materiais para programas de desenvolvimento e capacitação presenciais e EAD
• Implantação de melhores práticas de processos, afim de oferecer otimização e eficiência nas entregas, bem como, criar e gerenciar indicadores e melhorias contínuas para os negócios.
• Gestão e implantação de diversos Projetos de DHO como: Coaching, Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho 360°, Programas Trainee, Estagiários e ISO 9000, Programas de Inclusão, Employer Branding, etc.
• Amplo domínio de políticas de Remuneração, valendo-se de metodologias de Avaliação e Descrição de Cargos Hay, análise de equidade interna e externa, Remuneração fixa e variável, Benefícios, etc.
• Implementação de políticas da qualidade, certificação ISO 9000 e planos motivacionais (CCQ's, 5S's, Six Sigma, Plano de Sugestões, ferramentas estatísticas, sistemas de normas
• Experiência em implantação de Universidade Corporativa,
• Utilização de diversas metodologias para o mapeamento de perfil e competências e desenvolvimento de lideranças.
• Gestão e planejamento de entregáveis de acordo com as necessidades dos negócios das empresas e SLA’s acordados
• Gestão orçamentária com análise e acompanhamento de realizado x orçado, elaboração de relatórios, prestação de contas e apuração de resultados, com o objetivo de mitigar perdas e buscar a sustentabilidade dos negócios
• Implantação de KPI’s para a área de RH - indicadores de gestão
• Atuação generalista e como Business Partner, em gestão de projetos e atendimento as diversas áreas de negócios.

Formação Acadêmica:
. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior – UNICSUL – cursando
. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos – Universidade Ibirapuera (UNIB) - 1987
. Graduação em Psicologia – Universidade Paulista (UNIP) - 1983

Idiomas:
. Inglês (Avançado)

Histórico Profissional:
Tempo &Soluções - Consultoria Estratégica em Recursos Humanos
HR Business Partner
Julho 2015 a Julho 2018
.Implantação de recursos humanos, reengenharia de áreas .Assessoramento e consultoria para empresas, diagnóstico de necessidades, análise de demandas, vendas de produtos e serviços, visando oferecer soluções em desenvolvimento e gestão de pessoas.
. Realização de planejamento, metodologia, definição de “KPI’s – key performance indicators” e controle, acompanhamento e implementação dos projetos e controle de resultados
. Contratação de executivos, níveis de Direção, Gerentes Sênior e Middle Management.
. Condução de projetos de Avaliação 360°, Estagiários, Trainnes, Inclusão Social (PCD”s) Pesquisa de Clima e Projetos de Remuneração (Cargos e Salários).
. Implantação e acompanhamento de políticas de Remuneração, utilizando metodologia de Avaliação e Descrição de Cargos Hay, análise de equidade interna e externa, Remuneração fixa e variável, Benefícios, etc.
. Desenvolvimento de programas de treinamento e facilitadora de programas para as áreas comerciais, vendas, motivação e liderança.

Pia Sociedade de São Paulo – Paulus (Empresa nacional de comunicação, gráfica, editora, faculdade e varejo, com 30 Lojas no Brasil e 850 funcionários)
Gerente de Recursos Humanos (Contrato por prazo determinado)
Janeiro 2015 a dezembro/2015
.Implantação e gestão da área de Recursos Humanos em todos os seus processos (recrutamento e seleção, admissão, folha de pagamento, encargos e benefícios, segurança e medicina do trabalho, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, passivo trabalhista e relações sindicais) e um budget de R$ 30 MM/ano.
. Responsável pela transição de “Departamento Pessoal” para “Recursos Humanos”.
. Revisão da política de cargos, salários e benefícios, implantando o modelo de remuneração variável para a área comercial de lojas de varejo, que reduziu o absenteísmo de 30% para 15% do quadro direto, melhorando a captação de mão de obra e reduzindo o turnover para todos os cargos
. Renegociação dos contratos de prestação de serviços de recursos humanos tais como assistência médica,segurança e medicina do trabalho, com o objetivo de melhoria da qualidade, reduzindo os custos em cerca de R$ 300 mil ao ano.
. Desenvolvimento e gestão do projeto de implantação do E-social
.Centralização do processo de recrutamento e seleção para 30 lojas em nível Brasil visando a redução de turnover de 45% ao mês para 20%
.Implantação de modelo de Seleção por Competência, melhorando a qualidade, tempo de seleção e retenção de talentos.
.Implantação e administração de resultados do negócio e da área de RH através de indicadores de gestão "KPI's - key performance indicators"

Associação Congregação Santa Catarina (Empresa nacional no segmento de saúde, educação e assistência social, com 17 hospitais, 15 escolas e 6000 funcionários)
Coordenadora de Recursos Humanos
Fevereiro/2012 a Dezembro/2014:
.Implantação e gestão a área de Recursos Humanos em todos os seus processos (recrutamento e seleção, admissão, folha de pagamento, encargos e benefícios, segurança e medicina do trabalho, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, passivo trabalhista e relações sindicais) e um budget de R$ 24 MM/ano.
.Gestão do projeto de implantação do E-social
.Elaboração e implantação da a política de cargos e salários, inserindo o conceito de remuneração variável através de avaliações de desempenho (resultados financeiros) e comportamentais, aumentando a atratividade para novos talentos e retendo os profissionais já existentes. Como resultado, tivemos um período de um ano com turnover 3% destes profissionais.
.Gestão da implantação de cargos e salários, redefinindo a classificação quanto à pontuação Hay e descrições de cargo de acordo com o estudo de modelagem organizacional.
.Construção do modelo de competências comportamentais e implantação das avaliações de desempenho anuais que suportavam o plano de desenvolvimento geral e individual.
.Desenvolvimento de planos internos de endomarketing, envolvendo e criando eventos sociais internos, que resultou na melhoria do clima organizacional e a qualidade das relações interpessoais
.Revisão dos contratos de prestação de serviços, reduzindo os custos em cerca de R$ 100 mil ao ano
.Implantação de modelo de Seleção por Competência, melhorando a qualidade, tempo de seleção e a retenção de talentos.
.Gestão das estratégias de desenvolvimento de pessoas, adequando os instrumentos do Grupo às necessidades locais.
. Gestão de programas de desenvolvimento como trainee, job rotation e outros, assegurando a capacitação de novos profissionais para o plano de sucessão de cargos estratégicos da empresa..
.Implantação e administração de resultados do negócio e da área de RH através de indicadores de gestão "KPI's - key performance indicators"

Conceito Oito Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Empresa nacional no segmento de consultoria e projetos em Recursos Humanos)
Consultora de Recursos Humanos
De Julho/2010 a Fevereiro/2012
.Assessoramento e consultoria para empresas, diagnóstico de necessidades, análise de demandas, vendas de produtos e serviços, visando oferecer soluções em desenvolvimento e gestão de pessoas.
. Realização de planejamento, metodologia, definição de “KPI’s – key performance indicators” e controle, acompanhamento e implementação dos projetos e controle de resultados
. Contratação de executivos, níveis de Direção, Gerentes Sênior e Middle Management.
. Condução de projetos de Avaliação 360°, Pesquisa de Clima e Remuneração.
. Desenvolvimento de programas de treinamento e facilitadora de programas para as áreas comerciais, vendas, motivação e liderança.
. Desenvolvimento da competitividade dos negócios, relacionamento comercial, gestão de grandes contas, levantamento e implantação de processos, entre outras atividades.

Petrobrás-Abemi (Empresa nacional no segmento de gás e petróleo com 23.000 funcionários)
Assessora de Desenvolvimento Profissional
De Junho/2006 a Maio/2010
.Responsável por diversas etapas de educação profissional, com o objetivo de assegurar a homogeneidade e o padrão de qualidade de todo o processo de qualificação profissional, inclusive o acompanhamento pós-curso.
. Diagnóstico, análise de demandas e descrição de Jobs atingindo a criação e gestão de projetos de treinamento com destaque para o trabalho de estruturação de 189 programas de treinamento e desenvolvimento de níveis básico, médio, técnico, superior e pós-graduação.
. Interface de importante estrutura de educação profissional (80 instituições de ensino em 17 estados).
.Qualificação 75 mil profissionais em 4 anos, de acordo com exigências e critérios pré estabelecidos pela Petrobrás

Telefônica S.A. (Empresa multinacional no segmento de telecomunicações com nove subsidiárias no Brasil e 10.000 funcionários)
Coordenadora de Recursos Humanos
De Janeiro/2000 a Maio/2006
.Implantação e gestão a área de Recursos Humanos em todos os seus processos (recrutamento e seleção, admissão, folha de pagamento, encargos e benefícios, segurança e medicina do trabalho, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais) em 09 subsidiárias e sete filiais no Brasil sendo responsável por diferentes budgets de 500 mil a 30 MM ao ano .
Implantação nas subsidiárias do projeto para diagnóstico de clima organizacional, obtendo reconhecimento da revista Exame sendo mencionada como uma das 150 Melhores Empresas para se trabalhar.
. Implantação do projeto de Talentos Profissionais e Executivos, identificando os potenciais sucessores para posições fundamentais.
. Implantação da avaliação de desempenho 360º, resultando em um plano de ação estratégico de qualificação para executivos e profissionais e de projetos para melhoria da produtividade.
. Gestão do projeto de Recrutamento Interno, desenvolvimento de sistema informatizado para divulgação de vagas, aumentando em 60% o índice de reaproveitamento dos funcionários internos.
. Revisão do Programa de Estagiários, promovendo uma melhoria na imagem da empresa junto as Universidades target, além de aumentar em 75% os estagiários no quadro de efetivos.
. Desenvolvimento de Projetos de Treinamento e Desenvolvimento para a área Comercial visando um aumento de 50% no resultado das vendas em 1 ano.

1994 - 1999 Senac SP - Gerente
1993 - 1994 Fiat Distribuidoras de Veículos → Supervisora de Recursos Humanos
1989 - 1993 Grupo Accor→ Consultora de Recurso s Humanos

Cursos Complementares, Certificações e Especializações:
. Inovação – Fundação Dom Cabral
. Desenvolvimento de Gestores – Franklin Covey
. Desenvolvimento de Líderes – Fundação Dom Cabral
. Gestão de Projetos – IBMEC
. Sistema Predictive Index – PI – Arquitetura Humana
. Personal Profile Analyses (PPA) – Thomas International
. Educação a Distância – Telefônica S.A.
. Gestão da Qualidade Total / 6 Sigma – Arquitetura Humana
. ISO 9000 – Fiat Automóveis
. Coaching – Dorsey & Rocha
. Análise Grafológica – Jô Valentim
. Gestão de Cargos e Salários – RH em Ação
. Formação de Consultores de Recursos Humanos – RH em Ação

Profissão
Tempo de experiência profissional
Cursos de informática
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